terça-feira, 3 de setembro de 2013

Carteira recomendada para setembro de 2013

Falta só um quadrimestre pra encerrar o ano e a essa altura as corretoras que ficaram pra trás já sabem que não conseguirão mais reverter suas performances. Das dez carteiras do Valor, cinco delas estão em campo negativo. Mas isso não é tão ruim quanto parece. Todas estão acima do Ibovespa.
A Planner é a pior de todas as carteiras e suas sugestões são arriscadas, pois excessivamente fundamentalistas. Quatro das cinco ações tiveram variações negativas no mês de agosto (ALPA4, CCRO3, DIRR3 e DTEX3). Só TOTS3 foi positiva. Nenhuma outra carteira apostou em tantas correções ao mesmo tempo.
A Ativa não vai bem no ano, no que pese suas carteiras terem sido sempre leves. Continua razoável, sem estranhezas: BVMF3, ITUB4, BEEF3, TBLE3 e VALE5. A XP parece ter desistido de especular com papéis de segunda: garantiu-se com ALLL3, BBSE3, CMIG4, DIRR4 e ITUB4. Nem parece a mesma corretora de meses atrás. Só chama a atenção a presença da enigmática operadora de ferrovias. Poucos riscos também na carteira da SLW: BBDC4, FIBR3, RADL3, RAPT4 e VALE5.
A Souza Barros, sempre fiel ao mercado interno, abre-se aos poucos: além de CTIP3, RENT3 e TBLE3, manteve BRFS3 e trouxe UGPA3. A carteira ganhou semelhança a da Bradesco, que inseriu CTIP3 e BRFS3, ao lado da lucrativa GGBR4 de agosto, HYPE3 e BBSE3.
A campeã de exportadores e produtos sensíveis ao dólar é a carteira da Citi, talvez querendo aproveitar o bom momento cambial: BRKM5, BRFS3, CCRO3, SUZB5 e UGPA3. A carteira foi bem no mês passado, principalmente em razão da celulose.
Com um resultado acumulado no ano próximo de zero, a Octo não quer entrar no negativo e não resolveu arriscar: CMIG4, DTEX3, HYPE3, ITUB4 e VALE5 seguem a correnteza.
Por fim, é preciso mencionar as duas corretoras krotonianas. A Geração Futuro ficou com BBSE3, KROT3, POMO4, UGPA3 e VALE5, enquanto a Santander escolheu BRFS3, MYPK3, KROT3, RAPT4 e VALE5.
Em geral, acho que ainda tem muita Vale nas carteiras. Kroton, que é ação que fez a diferença nas carteiras, parece ter batido no teto. Como as carteiras estão parecidas, não deve haver muitas divergências nos últimos meses.
As carteiras de dividendos têm ficado estáveis nos últimos meses. A da Um, por exemplo, conta com GRND3, CCRO3, TAEE11, MPLU3, TBLE3, COCE5 e BBDC4. Para algo mais original, pode-se buscar as sugestões da XP, CMIG4, VALE5, CIEL3, VIVT4, ALUP11 e BBSE3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário