segunda-feira, 23 de abril de 2012

Até quanto baixam os juros?

A novela dos juros baixos tem um capítulo a cada dia. Luciano Coutinho sugeriu que há espaço para redução dos juros, ao mesmo tempo afirmou que a TJLP está no piso em 6%. Citou-se um possível cenário de convergência entre Selic e TJLP.
O relatório Focus de hoje mostra os analistas mantendo a taxa de juros a 9% ao fim de 2012 e 10% ao fim de 2013 e IPCA de 5,08% para 2012 e 5,50% para 2013. Na minha humilde opinião, os analistas estão bem atrasados — aproximadamente meio ponto percentual na Selic. O contrato de janeiro de 2013 fechou a segunda-feira em 8,45 e o de janeiro de 2014 em 9,55.
A ata do Copom só vem na quinta-feira. Só salvaguardaria os analistas do Focus se escrevesse estar encerrado o ciclo de baixa dos juros, o que eu duvido muito. Mesmo escrito, parece que a palavra falada de Mantega tem valido mais do que a impressa de seus colegas.
De qualquer forma, a decisão dos 9% saiu na quarta-feira passada, por unanimidade. Difícil acreditar que tanta coerência também estaria por trás de um piso de 9%. Octavio de Barros adiantou, logo depois, acreditar em 8,50%. O mesmo caminho seguiu Ilan Goldfajn. E o mercado acompanhou a ideia de queda — na quinta-feira, o contrato de janeiro de 2013 foi de 8,66% para 8,40%.
Ora, será que os analistas econômicos estão se fiando demasiadamente na nota à imprensa? O texto diz: dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic para 9,00% a.a., sem viés. Ora, o texto é de valoração dúbia: se por um lado diz não haver viés, por outro diz haver continuidade de um processo de baixa. O único movimento que se pode excluir é o de alta.
Salvo engano, a ata não irá dirimir essas dúvidas. Duvido que firme com o fim do ciclo de baixa. Esperemos ansiosos. Mesmo assim, sigo opinando que abaixo de 8,50% é muito, ao menos por enquanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário