sexta-feira, 1 de junho de 2012

Iene e a promessa de intervenção

O Ministro de Finanças do Japão, Jun Azumi, disse que vai intervir com força no mercado cambial para evitar flutuação excessiva da moeda. O problema é que as palavras dos responsáveis pelas finanças do país, depois de jogadas ao vento por tantas vezes, não colam mais nos ouvidos do mercado.
A dificuldade de intervenções pontuais é que trazem muita confusão aos mercados. Aumentam a incerteza, ao invés de diminuí-la. Ninguém sabe o quanto e o quando. A volatilidade é incrementada, respondendo de forma mais agressiva às notícias. O tiro sai pela culatra.
No caso japonês, só sabemos que o par USD/JPY abaixo de 80 ienes não é desejável. E já estamos algumas semanas abaixo do piso desejado. Mas o governo protela sua indecisão. De qualquer forma, 74,7% dos traders (Oanda) estão longos no par e 25,3% estão curtos, o que significa que as pessoas estão mesmo acreditando nas palavras do ministro. Porém, até as medidas de fato, o iene tende a se valorizar por ser um porto seguro. Aguardemos do lado de fora para tomar nossa posição de quando comprar o par.

Nenhum comentário:

Postar um comentário