sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Análise técnica em mercados cambiais

Desde os anos 90 a literatura acadêmica sobre o funcionamento dos mercados cambiais não para de crescer. Por um lado, há muitos dados para serem investigados. Por outro, há um interesse óbvio em aumentar as capacidades preditivas dos modelos.
 Taylor e Allen (1992) pesquisaram o comportamento dos dealers cambiais de Londres, em 1988, e revelaram que pelo menos 90% deles usavam em algum grau a análise técnica em seus estudos, principalmente quando se trata do curto prazo. Para o longo prazo, a análise fundamentalista ganha espaço. Taylor continuou suas pesquisas nessa linha e anos depois criou modelos capazes de captar as movimentações de câmbio em obediência aos fundamentos no longo prazo, mas o respeito ao passeio aleatório no curto prazo.
A pesquisa original foi especialmente interessante pois indicou a possibilidade dos mercados se auto-realizarem (self-fulfilling). Essa é única hipótese racional, suficiente e necessária capaz se sustentar a validade da análise técnica.






TAYLOR, Mark P.; ALLEN, Helen. The use of technical analysis in the foreign exchange market. Journal of international Money and Finance, v. 11, n. 3, p. 304-314, 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário