quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Lan-house dá lucro?

Essa é uma das dúvidas mais populares no ramo dos negócios lucrativos. Vejamos as características do negócio.
O público das lan-houses é formado por pessoas que tem conectividade limitada. Isso pode acontecer por várias razões: podem estar longe de casa, podem não querer ou não poder pagar uma conexão de banda larga, podem estar em viagem, podem não ter computadores funcionando.
São públicos bem distintos, mas nem por isso deixam de estar concentrados. A localização ideal de lan-houses é próxima de viajantes (rodoviárias, aeroportos, hotéis e centro da cidade), de grande circulação de pessoas (próximo a centros comerciais e terminais de ônibus), de repartições públicas (onde as pessoas necessitam acessar computadores para preencher pedidos ou fazer impressões) ou de escolas e faculdades (onde precisam imprimir trabalhos e finalizá-los).
Há tempos o maior público das lan-houses era de jogadores de jogos eletrônicos em rede. Isso mudou, porque as pessoas jogam em suas casas, com conexões boas. Hoje o maior público é de sujeitos que acessam o Facebook para manter atualizadas suas redes sociais.
Os investimentos são baixos: pouco mais de R$ 20.000,00, compostos por doze computadores, uma impressora, um aparelho de ar condicionado, um servidor, uma geladeira para acondicionar bebidas à venda e móveis baratos. Não são necessários móveis sofisticados, tendo em vista que o usuário típico não se importa para esses detalhes. A escolha da lan-house geralmente se dá pela localização (a mais perto de todas) e pela qualidade do serviço (computadores funcionando e conexão rápida) e raramente pela sofisticação do espaço e dos móveis. Um bom ar condicionado é essencial, para manter o cliente por mais tempo no recinto. Cadeiras estofadas e ergonômicas também ajudam a reter os usuários.
O custo mensal de manter uma lan-house é formado por: contabilidade e impostos (R$ 500,00), aluguel (R$ 800,00), salários de dois empregados com encargos (R$ 2.400,00), conexão (R$ 200,00), insumos diversos (R$ 300,00), depreciação (R$ 400,00), custo de oportunidade (R$ 100,00) e outras despesas (R$ 300,00). O custo mensal estimado é de R$ 5.000,00. Supondo que você opere ao menos 25 dias ao mês, isso significa que terá de faturar no mínimo R$ 200,00 por dia. Não é uma tarefa fácil. Cobrando R$ 3,00 por hora, com dez computadores ocupados, são 6 horas e quarenta minutos de ocupação. Ou seja, é muito difícil atingir o ponto limite entre o prejuízo e o lucro.
A maioria das lan-houses que sobrevivem tem de baixar ao máximo o custo mensal. O ponto crítico é o salário dos funcionários. Como pode ser notado, boa parte do faturamento será destinado a tal despesa. O negócio só é viável, na prática, se o próprio dono trabalhar na maior parte do tempo e não depender de funcionários registrados. Caso contrário o negócio precisa ser muito bem estudado, com um estudo de demanda que garanta a boa frequência.

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