terça-feira, 10 de julho de 2012

Franquia dá lucro?

O modelo de franquias se expandiu nos Estados Unidos, a partir dos anos 30, principalmente no ramo alimentício. Embora as principais franquias do mundo sejam norte-americanas (Subway, McDonald´s e 7-Eleven), por incrível que pareça é o Brasil que detém o maior número de empresas franqueadoras. Em muitos países o esquema das franquias não se desenvolveu, mas no Brasil prosperou por conta de um aparato regulatório iniciado na Lei nº 8.955, de 15 de dezembro de 1994, que dispõe sobre o contrato de franquia empresarial (franchising). O Brasil é líder na área por conta dos custos jurídicos e contratuais relativamente baixos de apresentar uma franquia para o mercado.
Em geral, quando o modelo dá certo, existe uma correta distribuição das responsabilidades entre franqueador e franqueado. Os negócios bem sucedidos acham o bom equilíbrio. Portanto, é fundamental ter certeza de que o sistema proposto pelo franqueador é realmente lucrativo.
No Brasil, infelizmente, muitas franquias são armadilhas para o franqueador ganhar dinheiro às custas do franqueado. Se o negócio dá certo, diz-se que os méritos são do franqueador. Quando dá errado, porém, a culpa é toda atribuída à inexperiência ou à má administração do franqueado.
Pelo menos em tese o franqueador só deveria ganhar dinheiro e lucrar quando o franqueado assim o fizesse. Mas essa não é a prática do nosso mercado. Na maioria das vezes o franqueador obriga o franqueado a pagar valores altos para montar o negócio e o lucro do franqueador aparece logo de início, ao impor regras abusivas, taxas diversas, padrões que precisam ser seguidos, normas que custam caro e contratações obrigatórias com indicações do franqueador. Nesses casos, às vezes o franqueador nem se importa com os lucros na fase de operações, tamanho seus ganhos nas fases iniciais — isso pode atrair franqueados inexperientes, por se tratar de uma franquia barata de operar.
Em princípio um bom contrato de franquia deveria estabelecer o interesse mútuo do negócio prosperar. Mas como muitos franqueadores ganham dinheiro explorando o franqueado, os contratos costumam ser falhos, dando brechas para lucratividade de um em detrimento dos ganhos do outro. Por isso, tome cuidado com as franquias. Pesquise muito antes de estabelecer o negócio, entrevistando franqueados, consultando escritórios de advocacia, refletindo as vantagens de participar da franquia ao invés de ser independente e mensurando todos os custos que terá a mais na operação por ser um franqueado.
Afinal, franquia dá lucro? Sim, pode dar certo, mas escute com um ouvido muito crítico as promessas dos franqueadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário