segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Aprenda com seus erros

Diz o ditado que errar uma vez é humano, mas errar duas vezes é burrice. É fácil nos sentirmos burros nas apostas esportivas, porque a repetição, que parece sem fim, dos mesmos erros, acontece muito frequentemente. Quando há emoções envolvidas, a repetição dos erros sempre vem à tona.
Abaixo, arrolo alguns erros que venho repetindo há muito tempo:
1- Aposto em jogos importantes, porque quero assisti-los com uma pitada de emoção, e não porque representam uma boa oportunidade de ganhos. Se tiver transmissão simultânea de quatro jogos, acabo optando pelo jogo de mais qualidade, com times maiores, ao invés de acompanhar o jogo com mais potencial de lucros. A confusão entre lazer e trabalho tem seu preço e me prejudica continuamente, além de baixar minha autoestima, tendo em vista que passo a duvidar de minha capacidade de autocontrole.
2- Não planejo minhas apostas. O ideal seria planejar ao menos um dia antes, verificando a programação dos esportes para o dia seguinte, a mudança das cotações e as notícias. Fico com preguiça de cumprir com essa etapa mínima de planejamento e adoro apostar espontaneamente, caçando oportunidades adhoc, sem uma avaliação prévia do que está acontecendo. Dessa maneira, perco informações importantes que por certo, em algum grau, iriam aprimorar meus resultados.
3- Transgrido minhas leis e pactos de apostas. Todo apostador é um legislador pessoal. Uma das minhas leis é não apostar antes de quinze minutos do primeiro tempo — prazo que pode ser estendido para vinte, trinta ou cinquenta e cinco minutos, mas nunca antecipado. Como um bom brasileiro, não levo muito a sério as leis, mas depois me arrependo amargamente.
4- Não consigo ter frieza após um sequência de derrotas. Nesse contexto, tendo a cometer vários erros. Fico relaxado demais, tiltado como dizem os jogadores de poker, e quero apostar à esmo, para ganhar de forma aleatória e inconsistente. O processo seletivo de apostas fica comprometido. Minhas regras financeiras se perdem: por um lado não faço novos aportes, com medo de estar entrando em um mau negócio; por outro, abandono regras do tipo 10%, 12% ou 15% do bankroll para cada aposta, porque é mais difícil correr atrás do prejuízo nesse sistema. Tendo a voltar para valores fixos de apostas, mas uma nova derrota trás ainda mais confusão e dúvidas quanto ao valor ótimo a apostar.
A gente repete o erro porque tem um ganho escondido em cada ação errada. Escolho jogos importantes porque gosto deles. Não planejo porque quero evitar o trabalho de planejar. Transgrido minhas leis para evitar a ansiedade de ter um desejo não atendido. A derrota atrapalha a programação porque associamos uma à outra e não queremos perder novamente, por isso nos desprogramamos.
Não podemos esmorecer. Cada erro repetido deve suscitar um novo compromisso com a solução, uma nova busca, uma disciplina, um ato de corrigir. É importante tentar se antecipar ao erro. Use lembretes, mensagens, avisos, para refrescar a memória e aprimorar o processo de tomada de decisão. É também preciso achar modos de reduzir os prêmios ganhos por errar. Isso exige muitos estudos de psicologia esportiva, ajustes pessoais e um longo caminho no autoconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário