terça-feira, 14 de agosto de 2012

Melhor carteira recomendada para agosto de 2012

Em julho, elogiei a Souza Barros e a Ativa, por suas boas carteiras, equilibradas e sensatas. Em agosto, mantenho meu elogio para a Souza Barros. É uma das poucas corretoras que tem coragem de sugerir apenas cinco papeis: CCRO3, CMIG4, HGTX3, ODPV3, CRUZ3. A aposta é pelo conservadorismo, buscando dividendos e mercado interno em crescimento.
A carteira da Ativa veio extensa e arrependida: das dez ações, pelo menos seis são de tempos saudosos de nossas bluechips (PETR4, VALE5, GGBR4, BVMF3, ITUB4 e BBDC4). Outras quatro são de empresas consolidadas (BRML3, LREN3, CPFE3 e BRFS3). Parece ter havido algum tipo de mudança na análise da corretora.
A carteira da TOV também pareceu interessante: VALE5, RENT3, CMIG4, NATU3, CCRO3, HYPE3, VIVT4. Mas a Natura nunca esteve tão cara, indicando que a sugestão é nitidamente grafista. E para a Hypermarcas ainda pode não ser o momento certo de voltar a por os olhos.
Uma guinada menos especulativa foi dada pela XP: BRP3, CSMG3, CSAN3, OHLB3, PCAR4, UGPA3, VALE5, ESTC3 e OSXB3. A carteira ficou melhor e mais adaptada ao momento positivo da bolsa brasileira.
A Ágora resolveu focar no mercado interno: ABCB4, RADL3, LAME4, AEDU3, CMIG4, PCAR4, BRML3, TIMP3, CIEL3 e BBAS3. Excluiu qualquer ação que tenha commodities e escolheu ações que tem alta correlação entre si - procedimento questionável. E resolveu praticar heroísmo com Banco do Brasil e Anhanguera.
Carteira curiosa é a do BTG Pactual: FIBR3, CCRO3, LAME4, BRML3, EMBR3, KLBN4, DTEX3, VLID3, KROT11 e BEEF3. Parece a ressurreição dos mortos vivos. Boa sorte para quem gosta de filme de terror.
É arriscado para um analista sugerir TIMP3, depois do caos do mês passado. Mesmo assim, além da Ágora, a Planner também comprou a aposta fundamentalista de um reajuste. Também sugere AMBV4, BRSR6, CESP6, EZTC3, AMAR3, MDIA3, OHLB3, PCAR4, CSNA3, TOTS3 e VALE5. Observo a coragem de sugerir Banrisul, um banco lucrativo, que pode ser uma boa opção em tempos de setor afetado pelo esforço regulatório do governo. Lojas Marisa continua cara e não provou ser capaz de ultrapassar suas resistências. Diferente da Totus, que mesmo cara, sobe de modo firme e decidido.
A carteira da Citi Corretora tem somente cinco ações: VALE5, ITUB4, AMBV4, IGTA3 e SBSP3. Deve ter um resultado próximo do Ibovespa, mas defendendo-se de tropeços da economia internacional. Difícil justificar Iguatemi ao invés de BrMalls, tendo em vista que possuem fundamentos parecidos mas o momento técnico favorece a segunda. E, em época de eleições municipais, é estranho pensar em um cenário que vá favorecer a Sabesp - na melhor das hipóteses ela continuará com seus contratos sem interferência, mas na pior das hipóteses, pode haver intervenções políticas desagradáveis.
O mês é muito incerto, porque até hoje a Bovespa subiu forte, mas sem razões internas ou externas convincentes. Prefiro, por isso, a linha de aplicação da Souza Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário