segunda-feira, 13 de maio de 2013

Disciplina: onde está você?

A falta de disciplina, devo reconhecer, é um dos meus maiores problemas nas apostas esportivas. Tenho meus hábitos falhos, sou como um viciado em cigarros com preguiça de combater o seu vício. Adio toda semana meu programa de mudança de hábitos. São tantas práticas ruins que tenho até vergonha de admiti-las: tenho preguiça de ler as notícias esportivas, não enfrento os dados estatísticos de meu desempenho, desprezo o uso das agendas, não verifico a programação televisiva, postergo os estudos esportemétricos, relaxo minhas regras de gerenciamento de bankroll, misturo apostas por lazer, aposto em esportes que não entendo nada por mera curiosidade, sou motivado não pelo lucro mas por ter ligado a televisão e não ter nada pra fazer, caio em pegadinhas da imprensa comprada defendendo algum time, me rendo a análise ruim de comentadores idiotas, não sigo minhas regras de ouro, abandono apostas ao vivo por preguiça de cancelá-las, não suporto derrotas injustas, deixo um dia ruim me abater.
Um bom programa disciplinar deve incluir:
— Ler as notícias diariamente, uma única vez, no começo ou no final do dia. Se você olhar muitas vezes, como muitos fazem, pode desfocar de sua atividade finalística. Abra uma exceção para os jogos ao vivo que acusarem mudança de cotações, para saber se há algo novo antes de apostar.
— Escrever na sua agenda a programação televisiva que você irá acompanhar e os principais eventos esportivos do dia. Desse modo você evita o mau hábito de decidir onde apostar zappeando os canais esportivos.
— Reservar um dia, de preferência segunda-feira, para estudos de suas estatísticas de desempenho e para aprofundar-se em esportemetria. Você precisará de mais tempo do que apenas um dia por semana, é claro, até desenvolver suas metodologias.
— Se você usar o sistema de apostas de valores por units fixos, se ater ao seu estudo de risco e cogitar a hipótese de não alterar a quantidade de units em apostas diferentes. A vantagem é que você pode usar softwares ou opções nos sites de apostas que pré-estabelecem a quantidade apostada. Dessa forma você evita a tentação de mudar, pra baixo ou pra cima, o valor apostado e ficar confuso com as oscilações.
— Se você o sistema de kelly, ser religioso no percentual aplicado e só alterar tal valor após determinado período (por exemplo, no começo do trimestre ou no começo do mês).
— Anotar e colecionar os nomes dos comentadores e analistas esportivos que você confia e aqueles que despreza.
— Ser realista na administração de seu tempo. Quando você começa a pesquisar ligas de futebol do Azerbaijão, da Guiana ou de Cingapura pode ser um sinal que você está desfocado. Se você tentar abraçar o mundo com certeza fará um outro apostador feliz ou uma casa de apostas ainda mais rica.
— Só manter uma aposta ao vivo se você estiver ao vivo.
— Criar uma oração em que você reafirme seus princípios e compromissos com as apostas esportivas (Eu me informarei antes do jogo, me concentrarei ao vivo, serei fiel às regras de gerenciamento de bankroll, aceitarei as derrotas como normais, focalizarei minha atenção nos esportes e campeonatos que conheço, me comprometerei ao estudo contínuo e manterei um diário). Repita essa oração quando acordar e se deitar.


Um comentário:

  1. Muito bom! Já aposto faz quase dez anos e só este ano, com disciplina, que comecei ter algum lucro. Tenho um diário e digo que é possível sim! Ter lucro com apostas esportivas (no meu caso só em futebol). O segredo é realmente em gestão de banca (porcentagens).

    ResponderExcluir