segunda-feira, 6 de maio de 2013

Não desanime com infortúnios no final do jogo

Acontece comigo e deve acontecer o mesmo com todos os apostadores amadores. Você acompanha a partida inteira e tem a certeza de que sua aposta foi um bom negócio. O seu time escolhido corresponde às suas expectativas e o time adversário não apresenta perigos. Você fez algum tipo de aposta de que não pode ocorrer mais gols e se alivia quando chegam os 35 minutos do segundo tempo e tudo parece encaminhado. De repente surge um gol e seu castelo de cartas desmorona.
No final é que mora a ilusão. Não se esqueça que a probabilidade de ocorrência de um gol, nesse momento (após 80 minutos de jogo), é de aproximadamente 30%, ou três em cada dez jogos. Mesmo aos 40 minutos do segundo tempo não é hora de comemorar: 16% das partidas assinalam gols após esse período.
O problema que eu quero apontar é o custo psicológico desses gols, que só é piorado quando não conhecemos de cor as estatísticas corretas. Um gol no final da partida é um golpe no coração de qualquer apostador. Eu,em particular, me sinto triste e injustiçado. Atribuo unicamente tais gols ao meu azar, mas é raro quando me lembro que esses gols já aconteceram quando eu precisava deles e tive, então, sorte. O perigo é a desestabilização mental, tão cara aos apostadores.
Se você não for capaz de aceitar os gols finais, uma boa alternativa é encerrar suas apostas aos 35 minutos do segundo tempo. Os oitenta minutos de jogo, a essa altura, já devem ter sido suficientes para comprovar se seu palpite era bom ou ruim. Mas se você gosta de adrenalina, sugiro que estude com afinco as estatísticas específicas dos minutos finais, que parecem guardar segredos e revelar regras próprias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário