Há oportunidades no setor de água mineral para micro e pequenos empresários. Pense no setor a partir de duas áreas distintas: produção e distribuição.
Na produção os investimentos variam de R$ 200 mil a R$ 1 milhão. O processo de outorga da lavra e de licenciamento é lento e custoso, podendo levar mais de dois anos. Com a papelada em mãos, é preciso do maquinário, que também não é simples (lavadora, enxaguadora, câmara germicida, enchedora, rotuladora, tampadora e transportador de vasilhames). Embora a matéria-prima principal venha de graça, manter em operação a indústria não deixa de ter um custo alto. A concorrência é muito forte, com diversas empresas grandes no ramo que controlam os principais canais de distribuição e com empresas pequenas que vendem água falsificada.
Na distribuição há oportunidades para micro-empreendedores, que atuam localmente, no bairro. Também é possível distribuir águas minerais em garrafas para bares e restaurantes, se o produto tiver qualidade e bom preço. Há muitos fornecedores que necessitam de bons distribuidores em diversas regiões.
O consumo de água mineral é crescente no Brasil. A percepção da baixa potabilidade das águas encanadas é bastante difundida e, com aumentos de renda, as pessoas passam a comprar água mineral para consumo doméstico. O consumo em bares e restaurantes enfrenta concorrência de outras bebidas, mas a preocupação com a saúde e uma boa dieta abre margem para o crescimento das vendas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário