quinta-feira, 1 de março de 2012

Uma economia eclética é possível?

Pergunto-me ao longo dos anos quando verei algum avanço em direção a uma metodologia econômica que contemple o ecletismo ou o pluralismo. Hoje em dia é pecado transitar conceitos de praias heterodoxas para campos ortodoxos e vice-versa.
Sabemos que a ortodoxia não leva a sério o suposto rival heterodoxo. Como se considerasse a heterodoxia uma economia de segunda divisão de campeonato. Não leem as propostas e as ideias, mas sendo assim perdem uma boa chance de sorver criatividade. A heterodoxia é mais criativa e assim deve seguir, pois essa é uma vantagem de sua própria metodologia, não tão amarrada e entijolada quanto a ortodoxa.
A heterodoxia é um time pequeno, uma Portuguesa, um América mineiro ou carioca. Quando muito, um Botafogo ou um Palmeiras, os menores entre os maiores. Ilusões de grandeza não caem bem. O melhor é se contentar com recursos parcos, profissionais em menor número e estabelecer um bom foco. Mais do que perder tempo se opondo à ortodoxia, detratando verbalmente o adversário, seria mais produtivo avançar em novos conceitos e metodologias diversas, treinando seus jogadores de base para um bom desempenho acadêmico e menos palavrório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário