quinta-feira, 15 de março de 2012

Quando a intuição vale mais do que as probabilidades

ATP Indian Wells 2012. Belucci e Federer. O brasileiro vence o primeiro set em 6 x 3. O segundo set está equilibrado, 4 x 4. As cotações são 7.00 para Belucci e 1.10 para Federer. Minha vontade de apostar no brazuca era enorme. Além de poder torcer para o conterrâneo, seria um retorno financeiro e tanto.
De olho na matemática, fiquei de fora das apostas. Mas só por um minuto. Meu raciocínio não se baseou em números, mas que geralmente atribuímos à intuição. Belucci não iria ganhar aquele jogo nunca. Sua maior deficiência é a falta de dureza mental. Justamente o atributo que Federer tem de sobra. O suíço não tem o heroísmo de Nadal, ou jogo regular de Djokovic, mas psicologicamente é imbatível.
Apostei em Federer e esperei, com tranquilidade, em minha poltrona, o momento em que Belucci começou a amarelar e o jogo desandou.
Depois de erroneamente apostar contra Nalbandian, que segue firme na competição, recuperei minha auto-estima de apostador às custas de Belucci. Acho que o brasileiro precisa, urgente, de melhor preparo físico e psicológico. É tão difícil para ele manter a concentração que se cansa após o primeiro set. Melhor resistência física e um preparo psicológico de boa qualidade poderiam levá-lo aos dez primeiros do ranking, em minha leiga opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário