quinta-feira, 1 de março de 2012

Vou de euro?

Desde maio de 2011, quando alcançou 1,48 USD, o euro vem desabando por causa da crise europeia. Chegou ao fundo na primeira quinzena de janeiro, em torno de 1,26 USD. Depois se recuperou por conta do prometido pacote de ajuda aos gregos. Hoje está em 1,33 USD.
Os analistas projetam que irá cair, ao final de março, para 1,26 a 1,28 (Morgan Stanley), até 1,15 USD no final do ano. Em princípio, haverá relaxamento monetário e depreciação cambial, dirigidos pelo banco europeu. Difícil é ver isso em operação. Os europeus são muito mais rígidos do que norte-americanos quando o assunto é explorar a ilusão monetária. Nesse sentido, fazem lembrar os japoneses.
Atualmente, os traders estão concentrados em operações no par EUR/USD. Quatro vezes mais posições abertas nesse par do que em USD/JPY (Oanda). Duas vezes e meia mais popular do que AUD/USD, o segundo par com mais seguidores.
O mercado, no entanto, encontra-se dividido no mesmo par: 43,3% são posições compradas e 56,7% são vendidas. Uma leve preponderância em prol da crença que o euro irá se depreciar.
Sem alavancagem e visando o longo prazo, sugiro acompanhar os prognósticos e ficar vendido. Com alavancagem, para o curto prazo, a situação é bem mais complexa. Os estímulos podem demorar para vir, as exigências para a Grécia serão alvos contínuos de debates e a potencial crise italiana está fresca na memória de todos. Fique de olho e aproveite rebotes de mini-crises.

Nenhum comentário:

Postar um comentário