quarta-feira, 21 de março de 2012

Quantos PIPS devo usar no stop loss?

O costume é usar 30 PIPS. Mas o comportamento de manada pode trazer prejuízos. É preciso mais estudos para estabelecer o stop loss correto.
Não use stop losses muito curtos se você estiver lidando com pares de moedas exóticas, porque os spreads cobrados são maiores e tomariam um grande percentual de seus lucros potenciais se você opera em uma escala de valores tão diminuta.
Verifique a volatilidade de mercado usando os indicadores próprios (por exemplo, Bollinger Bands e Average True Range). Em mercados voláteis é difícil estabelecer com segurança alguma tendência e a aleatoriedade prevalecerá. Seu stop loss deve ser compatível com a volatilidade observada, para que a tendência possa lhe trazer lucros livremente, sem stops em razão de eventos aleatórios.
Não estabeleça stop losses menores do que take profits. Isso é contra-intuitivo, mas é estatisticamente correto. Se seus stops são mais justos e o mercado está andando aleatoriamente, é muito mais provável alcançar o valor mais próximo (do stop loss) do que o mais distante (do take profit). Na teoria é fácil falar. Na prática é dificílimo de executar, porque quando ganhamos dizemos que acertamos a tendência e quando perdemos dizemos que o mercado não tem tendência. Somos propensos a crer que a tendência continuará a nos dar lucros, daí a justificativa de estender os take profits.

Nenhum comentário:

Postar um comentário