quinta-feira, 22 de março de 2012

Stop de Tempo

O stop de tempo ou time stop é a predeterminação de um horário no qual você fechará com lucros ou prejuízos. Estamos acostumados a pensar o stop a partir dos PIPS, mas é importante que você aprenda a pensá-lo a partir das unidades de tempo. O mercado nem sempre anda para onde você quer ou pensa que vai e você precisa de alguma medida para estabelecer quando é possível concluir que a tendência que apostou está errada ou quando os movimentos de mercado estão por demais voláteis ou aleatórios.
Por exemplo, estou comprado em um par e estabeleço que em uma hora irei fechar a operação. Você pode criar condicionalidades do tipo se em uma hora eu ainda estiver no negativo irei fechar o negócio e admitir que errei, mas se eu estiver positivo reavaliarei por quanto tempo ainda pode persistir a tendência. Você pode usar contadores de horas ou de dias. Por exemplo, deixo em aberto uma operação com USD/JPY por dois dias.
O stop de tempo também retira você de situações em que o mercado se lateraliza e você continua esperando uma tendência que não se efetivou. Nesses casos, vale a pena definir a priori o tempo necessário para se estabelecer que não há tendência e que se provou a lateralização. Se você não pré-estabelece esse prazo, é muito provável que no calor das emoções do trade não consiga bom discernimento. Além disso, o tempo gasto num mercado sem direção pode ser utilizado para atuar em outros mercados ou simplesmente para ficar fora, em posição neutra, esperando consolidar alguma posição potencialmente lucrativa.
Outra vantagem de se habituar com stops de tempo é você não virar escravo do forex, como acontece com tanta gente. Você pode escolher operar somente em um intervalo de tempo, fechando as operações quando chegar o horário combinado. Ou então você pode ir dormir tranquilo porque sabe que há um limite temporal de operação de seu negócio que não precisa ser trocado — nesse caso, a estratégia deve ser mesclada com um stop loss tradicional, por segurança.
O chato é que a maioria das corretoras e plataformas não oferece a opção de stops de tempo automáticos. É você que precisa planejar e executar manualmente as ordens de acordo com o tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário