quarta-feira, 7 de março de 2012

Inteligência e bons investimentos

Excelente artigo no NYT de Robert Shiller. Cita artigo no Journal of Finance. Pessoas mais inteligentes (mesmo controlando renda e educação) diversificam mais seus portfólios e investem mais em ações. Na escolha das empresas, preferem as menores (small caps) ou com com P/VP menores. Pessoas inteligentes tendem a aplicar as regras básicas do investimento bem sucedido com maior frequência.
Mas não é somente a esperteza financeira que vincula tais ações, pondera Schiller. É a confiança. "Saber em quem confiar, ou se apoiar naqueles que são de confiança, é em si um aspecto da inteligência." Mais adiante, "o investimento bem-sucedido requer que julguemos outras pessoas, e se apoia na habilidade de desenvolver um bom modelo da mente das outras pessoas. Requer que coloquemos em perspectiva a recente raiva retórica contra Wall Street e entendamos que, enquanto algumas críticas são certamente justificáveis, outras são com certeza exageradas".
Vemos muitas sacanagens no mercado acionário, de títulos e de investimentos em geral. Ser sacaneado é uma preocupação de todos, independente da inteligência, renda ou educação. Mas conseguir buscar alternativas mais seguras, mesmo em um contexto de insegurança, é sinal de inteligência. Tanto o governo como as instituições que cuidam dos investimentos deveriam se dedicar mais em estabelecer bons graus de confiança. Os benefícios se estenderiam a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário